Cansado do seu casamento sem graça? Você deveria estar! O Ashley Madison é popular porque milhões de homens e mulheres não estão recebendo a satisfação sexual que necessitam de seus relacionamentos, e estão se voltando para uma alternativa de namoro entre casados.
Não há absolutamente nada saudável em viver em um casamento sem sexo e, no entanto, as pessoas sofrem com essa realidade todos os dias.
De acordo com o cientista de dados Seth Stephens-Davidowitz, a pesquisa número um do Google sobre reclamações de casamento é "casamento sem sexo".(1)
Steven-Davidowitz diz: "Além disso, buscas por 'casamento sem sexo' são três vezes e meia mais comuns do que 'casamento infeliz' (e oito vezes mais comum que o casamento sem amor)".
Até o The New York Times informou que cerca de 15% dos casais casados não consumaram o ato nos últimos seis meses a um ano.(2) Há claramente alguns sinais de alerta e precisamos explorar um pouco mais as questões por trás desses tristes estados de falta de libido.

O que causa um casamento sem sexo
A rotina do casamento. Até mesmo o mais “perfeito” dos casais se depara com essa situação de vez em quando, em que cada rotina coloca os holofotes nos mesmos e velhos hábitos e padrões previsíveis. Não é uma receita para a excitação, certo?!
Segundo a psicoterapeuta Tina Tessina, PhD, autora do livro "Money, Sex and Kids: Stop Fighting About the Three Things That Can Ruin Your Marriage".(3)
Existem 3 fatores comuns de casamentos sem sexo:
- um parceiro teve seus sentimentos feridos ou foi rejeitado muitas vezes
- um ficou muito ocupado ou negligente
- um ou ambos os parceiros tem algum tipo de problema de comunicação
Em cada um desses cenários, há um parceiro que continua infeliz e insatisfeito porque a pessoa com quem está unido em uma parceria legal e de vida o deixou para trás.

Não perdido na tradução
Pensando detalhadamente sobre o mundo, parece haver alguns fatores universais que fazem com que os parceiros não desejam mais ter relações sexuais. Em uma pesquisa recente da Japan Family Planning Association, “quase metade dos casais casados não teve relações sexuais por mais de um mês e não esperava que isso mudasse em um futuro próximo - a definição da Associação de "casamento sem sexo”, de acordo com um artigo do jornal Guardian”.(4)
Os resultados apontam pessoas que estão sobrecarregadas de trabalho e também sem conexão para ter a motivação para a relação sexual ou atividade sexual com seus parceiros. “Mais de 22% de todas as mulheres entrevistadas disseram achar o sexo 'problemático'. Entre os homens casados, 35,2% disseram que o trabalho os deixou “muito cansados” para o ato sexual - um aumento significativo de 21,3% em 2014 - enquanto números menores disseram que passaram a ver suas esposas apenas como membros da família e não como parceiras sexuais, ou que a vida sexual fracassou após o nascimento de um filho”.

Mulheres também estão em casamentos sem sexo
O conceito é que as mulheres casadas são aquelas com pouco desejo sexual e que os homens são aqueles com as necessidades sexuais aguçadas. Nós chamamos isso de mito! As mulheres também são criaturas sexuais e, às vezes, as esposas são aquelas com maior libido e maiores necessidades sexuais na relação, de acordo com a psicóloga e conselheira de casais Samantha Rodman.
"Muitas mulheres são as que têm maior desejo sexual em seus casamentos, mas as mulheres geralmente não discutem abertamente essa dinâmica com as amigas. Além disso, a mídia retrata os relacionamentos fazendo com que as mulheres pensem que os homens têm um alto nível constante de desejo sexual. Pelo contrário, muitas mulheres lutam em casamentos sem sexo. Fora da terapia, eu diria que encontrar um sistema de apoio pode ser inestimável”.(5)
Talvez haja esposas presas a esses maridos que dizem não por causa do cansaço do trabalho. Talvez as crianças tenham acabado com qualquer tipo de atração que o casal originalmente tivesse. Shawn Leamon, analista financeiro de divórcios, escreve em seu blog, “os problemas surgem quando um dos parceiros usa essas ocorrências normais como uma muleta para interromper a intimidade. Então, quando as crianças ficam mais velhas e o casal tem mais tempo, a culpa muda para outra coisa, como demandas no trabalho”.(6)
Em outras palavras, o casamento está rapidamente caminhando rumo ao divórcio.

Maridos sem sexo são infelizes
Parece que o casamento é um acordo sexual tanto quanto uma parceria de vida, então, quando o marido se depara com um casamento sem sexo, há um nível de falha lógica que permeia a vida cotidiana, como se o ego masculino estivesse operando com déficit - uma escassez. Tomemos como exemplo este artigo anônimo escrito por um colaborador do 'Thought Catalogue' intitulado, I Am In A Sexless Marriage, This Is What I Am Begging Young Men To Consider Before They Get Married.
O escritor descreve o seu cenário infeliz com um apelo sincero ao leitor sobre as expectativas sexuais durante o casamento e continua a apresentar o seu dilema.
“E - a verdade é que, quando você é um homem em um casamento, você é um prisioneiro porque, se eu me divorciar, eu perco os meus filhos e uma boa parte de minha renda. E então? Eu poderia encontrar paixão na minha vida novamente, mas eu seria o cara que meus filhos só veem nos finais de semana. Eu não posso lidar com essa ideia”.(7)

Uma solução para namoro entre casados
O Ashley Madison é elaborado em uma plataforma para aquelas pessoas que dizem que a monogamia não é mais uma opção viável, para quem está física e emocionalmente esgotado em seus casamentos e está à procura de um caso extraconjugal. Milhões de pessoas já se conectaram no Ashley Madison por causa de um interesse mútuo em adultério e infidelidade.
Seja uma dona de casa solitária, um marido infeliz, um acordo poliamoroso ou, é claro, pessoas presas em casamentos sem sexo - o Ashley Madison permite que os seres humanos de todos os tipos se conectem de maneira que permita aos clientes definir seu prazer.
Em seu livro, a socióloga e autora Catherine Hakim diz que o namoro pela internet é uma excelente oportunidade para repensar as linhas do casamento em busca de soluções mais positivas e de mente aberta.
“Pelo contrário, a ênfase no sexo como atividade de lazer na sociedade de consumo permite que as pessoas em casamentos celibatários vejam sua situação como algo que pode e deve ser remediado, em vez de algo a ser enfrentado. Os sites facilitam o acesso em massa à busca de sua/seu amante”.(8)

Referências:
- https://www.huffingtonpost.ca/entry/what-women-in-sexless-marriages-need-to-know_n_55c276fbe4b0f1cbf1e38feb - Huffington Post, Seth Stephens-Davidowitz
- https://www.thehealthy.com/family/relationships/are-sexless-marriages-more-common-than-we-think/ - New York Times
- https://www.thehealthy.com/family/relationships/are-sexless-marriages-more-common-than-we-think/ - Readers digest, Tina Tessina
- https://www.theguardian.com/world/2017/feb/14/record-numbers-of-couples-living-in-sexless-marriages-in-japan-says-report - The Guardian
- https://www.huffingtonpost.ca/entry/what-women-in-sexless-marriages-need-to-know_n_55c276fbe4b0f1cbf1e38feb - Huffington Post, Samantha Rodman
- https://divorceandyourmoney.com/blogs/sexless-marriage-divorce/ - Shawn Leamon
- https://thoughtcatalog.com/anonymous/2014/07/i-am-in-a-sexless-marriage-this-is-what-i-am-begging-young-men-to-consider-before-they-get-married/ - Thought Catalogue
- https://www.telegraph.co.uk/women/sex/9486351/The-recipe-for-happiness-An-enduring-marriage-and-an-affair-with-lots-of-sex.html - The Telegraph, Catherine Hakim
Traduções:
- Sexless marriage (English)
- Casamento sin sexo (Español)
- Casamento sem sexo (Português)
- Ehe ohne sex (Deutsche)
- Matrimonio senza sesso (Italiano)
- 無性婚姻中 (繁體中文)